obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 16 de maio de 2009

CURIOSIDADE # 2



CURIOSIDADE # 2

Sou naturalmente curioso. Qualquer assunto que ainda não conheça me atrai. Muitas e muitas vezes sou abordado a respeito disto e então me perguntam porque “perco tempo” com algo que não posso aproveitar. Até bem pouco tempo atrás apesar de continuar curioso não sabia responder porque o era. Hoje sei.

Crianças são naturalmente curiosas. Por quê? Pra nada. Simplesmente pelo PRAZER de matar a curiosidade. Eu que hoje reconheço minha criança interior e a ela dou espaço, sinto quando estou satisfazendo uma curiosidade que faz feliz esta criança, estou adquirindo conhecimentos que me darão competências para realizar tarefas que de outro modo me seriam impossíveis.

Criança quer o sentimento de ser capaz de. Criança quer poder dizer “Eu posso!”
E quer continuar a fazer isso brincando. Criança tem o natural desejo de aprender. Enquanto “mata” a curiosidade está aprendendo.

Nunca ninguém me ensinou a dirigir qualquer veiculo. Também nunca pedi que me ensinassem. Simplesmente enquanto estava num carro ou ônibus, procurava sentar num local podia observar todos movimentos do motorista e porque os fazia. Aprendi simplesmente olhando. Anos e anos a fio. Um dia, já casado e pai de 3 meninas, sentei no banco do fusquinha que meu pai havia comprado e para minha surpresa e de todos que lá estavam admirando o novo carro, fechei a porta, liguei a ignição, engatei uma primeira e PARTI. Subi uma ladeira e depois de 2 kms, percebi que precisava voltar. Um pouco assustado confesso, dei ré, manobrei e comecei a voltar, ladeira abaixo com todos correndo ao meu encontro. Se me contassem o que estou aqui escrevendo o que aconteceu comigo, não acreditaria.

Como é possível ? Simplesmente é e pronto. Ate animais aprendem por observação. Nós humanos é que damos pouco ou nenhum espaço à natural curiosidade infantil e “deseducamos” nas escolas, simplesmente porque poucos são os professores que cativam crianças para a sua natural curiosidade.

SER CRIANÇA / ELIMINAR “MEDOS” / ACEITAR DESAFIOS / VÃO TORNAR VIDA PRAZEROSA / VÃO TORNAR SEU ENTORNO BRINCANTE / MENOS ESTRESSANTE / NATURALMENTE FELIZ
RICARDO garopaba BLAUTH

4 comentários:

Francisco disse...

Amigo Ricardo.
Esta curiosidade, talvez seja uma marca da nossa geração, onde as coisas não vinham prontas, e tínhamos que correr atrás para aprender.
Hoje, colhemos os frutos!
Um abraço e sucesso no novo trabalho.

RICARDO BLAUTH disse...

Alo Francisco

“brigadão” pela visita e pelos votos....

abrs

RICARDOgaropabaBLAUTH

Sueli disse...

Sabe, acho que um dos maiores empecilhos para uma goa observação é a falta de viver no presente. Somento no agora podemos observar algo real e aprender com ele. Geralmente as pessoas perdem horas e horas do seu dia, relembrando o passado ou imaginando o futuro. Aí, não vê nada, não é mesmo?
Beijão!

RICARDO BLAUTH disse...

ALO amiga Sueli

Que vale correr sem valorizar MOMENTOS.
Para saber precisamos..... SABER

bjs

RICARDOgaropabaBLAUTH