obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ATIVIDADE



Seu antônimo é inatividade. Cada um deveria se conhecer o suficiente para saber se gosta ou consegue se manter inativo, tendo condições financeiras para tal. Em alguns momentos, felizmente poucos, tenho inveja dos que o conseguem. Manter-me ativo para mim é essencial, é vida, é prazer. Inatividade deixa-me ansioso, mais do que já normalmente sou.

Quando se preenche algum formulário com nossos dados, está sempre lá a pergunta, Profissão. Para minha grata surpresa quando iniciei o site-blog vi , ao preencher o meu perfil que além desta tradicional pergunta Profissão, colocaram outra, Atividade. Acredito que Atividade e Profissão deveriam ser a mesma coisa para todos. Infelizmente na maioria das vezes não o são.

Atividade deve ser algo que gostamos, sentimos prazer em realizar. Trabalhar então nesta Atividade será então meio caminho para conseguir Qualidade de Vida. O prazer de fazer algo que gostamos é o ingrediente principal para isto. Qualidade de Vida inclui outros fatores claro, que você pode relacionar, mas confira e verá que se fizer o que gosta tudo se torna mais fácil, inclusive alcançar sucesso financeiro que a maioria acredita ser o ingrediente principal.

Quando disse que muitas vezes invejava os que conseguem se manter inativos é porque alguma vezes somos forçados a Inatividade. Duvida? Pense e confira comigo. Consulta marcada com médico, dentista, etc, o mesmo atrasa. Já fiquei mais de 3 horas aguardando “hora marcada”. Transito, você, motor ligado, não sabe por quê da parada compulsória. Caos aéreo, tão em moda infelizmente e com nenhuma solução definitiva a vista. Impontualidade em cerimônias, festas, que você por educação, obrigação ou interesse tem que tolerar ou suportar.

A atividade é saudável aos nossos neurônios. Conseqüentemente seu contrário, a inatividade, os prejudicam. Agora mesmo faço este texto para combater a inatividade e fazendo o que gosto manter ocupada minha mente e mãos, escrevendo. Aguardo consulta médica de rotina e ainda faltam 28 minutos para minha hora marcada. Terei sorte se o médico me atender no horário. Prevendo isto trouxe caderno e caneta. Que bom se tudo fosse sempre normal, a pontualidade fosse respeitada, o transito fluísse.

Descobrir o que se gosta e dirigir nossa atividades nessa direção é meio caminho andado. Atividade é movimento, ação e deveria sempre ser prazerosa. Nem sempre o é. Para isto devemos estar sempre preparados com alternativas.

Minha nova atividade escrever, proporciona condições de fazer isto. Estão cada vez mais aumentando as oportunidades de computadores mais leves, e acessíveis financeiramente. Quando isto ocorrer, espero que inatividades forçadas se transformem em oportunidade de Atividade prazerosa, em Qualidade de Vida.

5 comentários:

Norival R. Duarte disse...

Caro Ricardo:

Combato a inatividade dos meus tempos de espera em consultórios de médicos e de dentistas com a leitura de algum livro. É uma forma de reativar esse meu hábito, bastante relaxado nos últimos anos, e uma ótima maneira de fugir daquele monte de revistas das CARAS que, por incrível que pareça, abundam generosamente nas respectivas salas de espera. Quando muito, com um pouco de sorte, a gente consegue uma VEJA de uns 12-18 meses atrás!

Muito bom e oportuno este seu artigo. Gostei!

Grande abraço.

RICARDO BLAUTH disse...

alo NORIVAL

CARAS, AMIGO
É O RETRATO
DO MUNDO EM QUE VIVEMOS
ALIENADO
SE "ESCONDENDO"
ATRÁS DE "CARAS"
EXPOSTAS

DEPOIS
SURPRESA!!!!!!!!!!
ACHAM QUE CRISES
SÃO OS "OUTROS"
QUE CAUSAM

TREMENDOS
CARAS DE PAU

ENFIM....!!!!!!!!!!
É O MUNDO
EM VIVEMOS

Sueli disse...

É por isso mesmo que me considero uma privilegiada ao ter em meu trabalho, uma atividade da qual gosto muito. Não consigo imaginar-me em vida ociosa. Também não invejo quem consegue, não... Espero poder trabalhar até o último dos meus dias. Akem de tudo, meu trabalho é minha atividade principal. Beijos!

RICARDO BLAUTH disse...

alo SUELI

DISSE CONFÚCIO CERTA VEZ QUANDO QUESTINADO SOBRE O QUE FAZER PARA NÃO PRECISAR TRABALHAR. "vá fazer o que voce gosta"

bj AMIGO

Ana Maria Lopes dos Santos disse...

Na inatividade escrevo crônicas e remeto-as a um jornal. Escrevo-as ,principalmente , para mim. Quando estou procurando ocupação prazerosa leio-as como se fossem de outros, por serem tantas , esqueço o conteúdo e parecem-me novidade.