obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VER ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Poucos têm imaginação para enxergar através dela. Theo Jansen é uma destas pessoas. É um escultor cinético. Suas esculturas móveis exploram a força dos ventos, mas antes de tudo a imaginação. Jansen deve ter bem forte dentro de si a criança interior. Vendo suas Esculturas Cinéticas - ramo da física que trata da ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos - no YouTube fica-se maravilhado com a capacidade imaginativa deste engenheiro que “esculpe” o ar que nos rodeia e procura lhe dar novas formas, juntando arte e engenharia. Em suas esculturas móveis ele potencializa as forças do vento conferindo-lhe leveza e graça. Ele projeta e faz o que é possível usando a imaginação e seus conhecimentos técnicos. O resultado é incrível.
A partir da modelagem das forças e mudanças de movimento dos corpos, o moleque brincalhão que mora dentro deste “escultor cinético” podemos observar as maravilhas da imaginação colocada além dos seus limites. É um ótimo exercício de imaginação observar o que pode o ser humano que potencializa suas próprias capacidades e o faz como uma criança. Brincando com o vento, com as forças da natureza, usando sua experiência acumulada, seu estoque interior de conhecimentos.
Nós podemos fazer o mesmo. Basta nos livrar das amarras que permitimos que nos fossem colocadas. Normalmente aceitamos tudo como nos é dito, para não dizer imposto. Tente ver além. Como criança vamos reaprender a ver. Aprender a ver além. Se extasiar e acreditar que existe em cada ser humano um potencial inexplorado. Descobrir quanto é um brinquedo novo a usufruir.
Um bom começo é a leitura. Bons livros nos levam a “ver mentalmente” o que o autor colocou em palavras. Mais adiante descobrir que existe mais além do que vemos com nossos próprios olhos. Permitir que nosso cérebro “viaje” além do que registra. Experimente fechar os olhos enquanto passageiro de um veiculo em movimento. Ficará surpreso ao descobrir que pode “ver” a estrada sentindo os movimentos que o veiculo transmite ao seu corpo.
Ouvindo uma música tentar sentir o que ela transmite. Sentir o vento na praia, a água chuva sobre o telhado da casa, o calor do sol numa caminhada prazerosa, são exercícios possíveis para quem quer um pouco mais da vida. Para enxergar além veja além da imaginação.