obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 17 de janeiro de 2009

ESTOQUE DE CONHECIMENTOS

Todos nós, pessoas físicas ou jurídicas têm Estoques de Conhecimentos que não aproveitamos por ser Simples demais acreditar que a maioria das soluções possa estar dentro de nós mesmos. A nossa experiência acumulada é enorme e na maioria das vezes totalmente inaproveitada em detrimento a livros de auto-ajuda, análises psicológicas que se prolongam por meses e no caso de empresas que dispõe de muitos recursos, a busca de “reengenharias” dispendiosas e demoradas.
Falo por experiência própria quando me ponho a pensar de como solucionava os problemas que se me apresentavam enquanto era um pequeno empresário. Sem recursos para gastar e necessitando resultados urgentes, colocava a “cuca” a funcionar e solucionava os problemas que surgiam de maneira simples e imediata a partir dos recursos e informações acumuladas.
Um dos patrimônios que possuímos são os nossos conhecimentos. Acumulados durante nossa existência ficam lá, no cérebro, a nossa disposição. Este arsenal de conhecimento, de riqueza não calculável, mereceria de cada um de nós melhor atenção. Mais das vezes ficam esquecidos, juntando “poeira”, embotando a mente que cada vez se torna mais preguiçosa.
Antes de procurar livros de auto-ajuda, conselheiros diversos, estudos de reengenharia, procure, remexa, reorganize seu Estoque de Conhecimentos. Faça de conta que não tem dinheiro para comprar o livro, consultar o “guru” da moda, ou contratar “especialistas”. Olhe cuidadosamente no interior de você mesmo. Pense em tudo que já viveu, leu, ouviu, vivenciou, executou. Acredite você ficará surpreso com o que vai “ver”. Seu estoque de conhecimento é maior, muito maior que imagina. Imensamente maior. Basta usá-lo.
Tudo, no mundo em que vivemos hoje é feito para “facilitar” a sua vida. Tudo é feito para que você aceite este fato sem contestar. Tudo é montado para que você obtenha a solução de qualquer que sejam os seus problemas, estendendo a mão e “comprando”. Mais, problemas que você nem tem, lhe são apresentados, com a “solução” dos mesmos maravilhosamente a sua disposição. Com o passar dos anos você nem pensa mais por você mesmo. Outros o fazem para que você possa usufruir tudo sem se estressar. Sensacional, não? Principalmente para aqueles que venderam algo que você não precisa.
Que tal parar para pensar? Melhor, não parar, já que dá pra pensar andando. Andando, fazendo, aprendendo, testando, usando seus conhecimentos e adquirindo novos. É maravilhoso quando nos descobrimos nós mesmos. Quando constatamos possuir um enorme potencial acumulado ao longo da vida. Mais, se somarmos a isto os conhecimentos dos que nos rodeiam, nossos familiares, nossos amigos, nossos funcionários, ficaremos assombrados com o que dispomos e não usamos. Está lá. A disposição. De graça. Graças a capacidade que todos temos de pensar, acumular e estocar experiências.
Procure, olhe, ache. A solução geralmente está em nós mesmos