obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 23 de novembro de 2008

CURIOSIDADE

“Oh menino! Não seja tão curioso”. Quantos de nós enquanto crianças ouvíamos repetidas vezes esta admoestações. A criança, naturalmente curiosa, acaba muitas vezes, fazendo coisas, que para os adultos é perigosa, enquanto hoje, sabe-se que a curiosidade é a vontade de aprender, saber mais, ampliar horizontes.
As pesquisas, o aumento do saber, o interesse intelectual ou de novos conhecimentos, trouxe o ser humano ao patamar em que estamos hoje.
A curiosidade natural nas crianças, muitas vezes desaparece no ensino mal direcionado que dá respostas ao invés de instigar cada vez mais o desejo de perguntar. Observe um recém nascido. A criança nasce “desenhando”, primeiro girando as mãozinhas no ar, depois riscando tudo com qualquer objeto a que tenha acesso. São linhas circulares que repetem os primeiros gestos dos seus primeiros dias. . As linhas retas são monótonas para a curiosidade insaciável de uma criança. É a curiosidade natural explorando limites. A curiosidade leva a criança à leitura, primeiro perseguindo imagens, depois chegando às letras, imagens que juntas podem transmitir informações através do que logo descobre serem palavras. Sua curiosidade natural faz com “destrua” brinquedos, quando na realidade quer saber o que tem dentro.
Curiosidade pode levar longe, muito longe, o curioso. Insaciável, o curioso acha sempre uma nova pergunta atrás de cada resposta. Pergunte e confira.
O curioso tem hoje excelentes ferramentas para se exercitar. Praticamente tudo está a sua disposição através da Internet. É um mundo novo que se abre imediatamente às crianças de hoje e a “jurássicos” como eu que engatinham em suas possibilidades. Estas palavras não estariam sendo lidas por você há anos atrás. Hoje podemos postar o que escrevemos em blogs, sites ou emails.
Bem utilizada a curiosidade é um “brinquedo” fantástico que sua criança interior lhe ajudará a explorar. Quem sabe chegará o tempo em que pais orgulhosos dirão: “Oh, que menino curioso”. Esperemos que sim. Que crianças curiosas de hoje viajem dentro do adulto que se forma e descubram juntos a alegria de descobrir novos “mundos” a explorar.
Viva você mesmo a curiosidade.

Nenhum comentário: