obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quinta-feira, 17 de julho de 2008

SOMAR DIAS OU SOMAR VIDA ?

Outro dia, reorganizando meus livros, achei um editado em 1958 com uma antologia de livros condensados. Um destes foi publicado em 1951 por um clinico, Dr. Arnold Hutschnecker. “Will of Live” - Vontade de Viver em português.

Quantos de nós realmente vive a vida que quer? Quantos apenas acrescentam dias a sua vida e esquecem que seria muito melhor acrescentar vida a seus dias. Fazer isto é simples por isto que é difícil. As coisas simples são as mais que temos mais dificuldades de realizar.

Para adicionar vida aos dias temos que viver intensamente. Precisamos manter nossa mente ocupada e funcionando. Os neurônios nunca param de crescer independente da nossa idade biológica. Não usa-los é convite para a autodestruição, a senilidade, independente da idade biológica, além de nos privar de adquirir novos conhecimentos.

Envelhecer é deixar de procurar novos interesses. Envelhecer é não ter mais interesse em olhar para coisa simples como borboletas. Envelhecer é deixar de utilizar nossa capacidade física. Envelhecer não é ter idade avançada, é não estar aberto a novas atividades. Se você quer adicionar vida e não dias a sua vida, viva.

Nossa saúde emocional é tão ou mais importante que nossa saúde física. Cada um de nós conhece casos de pessoas desenganadas fisicamente e que tiveram vida longa depois disto simplesmente porque tinham novos objetivos. Onde foram buscar a energia extra que lhe proporcionou mais dias a sua vida? Dentro de si mesmo. Por incrível que possa parecer nós podemos e somos nossos maiores amigos e inimigos. Nossa saúde emocional deve ser cultivada com carinho. Ama a ti mesmo já ensinava Cristo quando dizia “ame a teu próximo como a ti mesmo”. Não podemos colher se não plantar-mos e vamos colher o que semeamos.

Quantos que esperam um dia “gozar a vida”, perguntados o que entendem por isto se descobrem que não tem plano nenhum. Quantos de nós temos uma lista do que gostaríamos de fazer se tivéssemos tempo, recursos ou oportunidade?

Faça a si mesmo esta pergunta? Você tem um plano de como gostaria de viver a sua vida se não esta satisfeito tal como a tem? Normalmente não realizamos mais, não acrescentamos vida aos nossos dias, porque falta um objetivo.

Dentro de cada pessoa, segundo o médico do livro citado no início, contrapôem-se dois poderosos impulsos que nascem conosco: o instinto de conservação e o desejo de autodestruição. O poderoso instinto de conservação é alimentado pelo desejo de criar, pela ânsia de descobrir, de realizar. Já o desejo de autodestruição é mais difícil de compreender, mas sabemos que existe. Acima já comentamos que podemos ser o nosso maior inimigo.

Acrescentar vida aos dias é facilmente alcançado quando realizamos tudo com entusiasmo e acreditando no que fazemos. Em contrapartida uma prolongada tensão emocional decorrente de conflitos deixados sem solução pode ser altamente destrutivo.

Vamos todos atingir a maturidade vivendo digna e prazerosamente nossos dias. Vivendo momentos. Planejando e vivendo como planejamos. Vamos somar vida aos dias. Aos nossos dias. Depende de nós.

Nenhum comentário: