obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 13 de julho de 2008

PRA ONDE IR

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir.” A frase, conhecida de muitos é do filósofo, pensador e poeta do século 4 AC, Sêneca, e continua atual mais de 2400 anos depois. Nos dias de hoje poderia ser dita assim, “eu não sei o que quero” significando a mesma coisa. Antes de tudo, pra onde você “quer ir”? O que você quer?
Desenho, pinto, modelo, esculpo, escrevo, faço palestras e estou sempre pronto para conversas inteligentes. Como faço tudo isto? Fazendo. Sei “fazer fazendo”. Quando inicio algo, como esta crônica, sei o que quero transmitir e começo a escrever. Penso bastante sobre o assunto que quero abordar e me preocupo somente em começar. Em partir. Dar a largada com diz Amyr Klink diz nos seus livros. Diz ter só um medo. O de não partir. Depois de dada a largada, seja para o que for, toda preparação que fizemos antes, nos ajuda no momento certo. O importante é começar. Saber aonde ir. Saber o que queremos. Sem isto nenhum “vento” será a favor. Com o objetivo definido, durante o fazer, os “ventos” sempre lhe serão favoráveis porque você saberá o que fazer com eles. Ler muito, ajuda a colocar os “ventos” a nosso favor.
Acabo de ler a biografia de Albert Einstein famoso por seus conhecimentos em física, matemática, filosofia e por sua irreverência. Disse certa vez “Nenhuma mente que se abre para um nova idéia voltará a ter o tamanho original” e em outra ocasião, ”Viver é como andar de bicicleta, tem que se manter em movimento”.
Pra onde ir? Abra sua mente e ponha-se em movimento. Viva. Descubra seu “querer” em atividades que lhe são prazerosas. Procure Ser e não Ter. Quem faz o que gosta e com prazer fatalmente encontrará “ventos” favoráveis.
Na imagem que acompanha a crônica mostro um dos meus primeiros trabalhos. ”Asas da Liberdade”. Pintado em 1986, em 2001 usei a imagem para fazer treze múltiplos que foram dados pela Associação Industrial Comercial de Novo Hamburgo para empresas que haviam conquistado Troféus de Qualidade. Um trabalho que fiz com prazer para ser dado às empresas que fazem qualidade.
Descubra aonde “quer ir”. Prepare-se com afinco e dedicação. O restante virá naturalmente.Obrigado pela companhia

Nenhum comentário: