segunda-feira, 9 de novembro de 2009
O PODER DOS LIMITES II
O PODER DOS LIMITES II
Recebi de um blogueiro amigo (Norival Ribeiro Duarte - norrival@ig.com.br ) um anexo abordando um assunto sobre o qual já tinha escrito em inícios de 2008. Baseado num livro de arquitetura cuja capa ilustra, com nova roupagem, o texto que reapresento abaixo:
O PODER DOS LIMITES
“O limitado dá forma ao ilimitado”. A frase é de Pitágoras e inspirou um livro que dá titulo a esta crônica. O nome do autor do livro é György Dóczi , húngaro nascido em 1909. É um livro fantástico que fala das “Harmonias, Proporções na Natureza, Arte & Arquitetura”. Tive-o em mãos rapidamente uma vez na casa de uma cliente para quem executei quatro grandes painéis em cerâmica. Retive-o na memória e não descansei até um dia poder adquiri-lo. É um livro técnico, mas cheio de textos e desenhos que mesmo leigos como eu se deliciam em ler e folhear. Você já ouviu falar na Série Fibonacci? É uma série de números em que cada novo número é a soma dos dois anteriores: 1-1-2-3-5-8-13-21-34-55-89-144- etc. Claro que já ouviu, mesmo fora da escola. Lembra do filme ou livro “Código da Vinci”? Lá falaram sobre isto . Lembra a flor do girassol? Os números da série Fibonacci estão lá nas espirais das sementes. Estão em toda a parte na Natureza. O que se pretende mostrar neste texto é que a solução seja para o que for está dentro de nós, não fora. Nós somos o mundo. Albert Einstein disse em seu livro “The World As I See It” (O mundo com o vejo): “ Centenas de vezes , todos os dias , eu me recordo de que minha vida interior e exterior dependem do trabalho de outros homens , vivos e mortos , portanto devo esforçar-me para retribuir na mesma medida aquilo que recebi e continuo recebendo ”. Isto me faz lembrar os professores. Quantos ou quantas estão na profissão por que amam o que fazem e sentem intenso prazer e alegria em compartilhar seus conhecimentos com seus alunos? Bons professores têm a magia em seu interior e a liberam quando despertam nas crianças a alegria de descobrir, perguntar , entender o que estão lendo, de ver o que estão enxergando, de enxergar o que estão vendo. Despertam nos seus alunos o desejo de mais e mais. Despertam a alegria e a capacidade de que cada um tem em aumentar, alimentar e exercitar seus neurônios. Amar o que se faz transforma em entusiasmo o ato de fazer. Entusiasmo é uma palavra que vem do grego e significa “ Deus dentro ”. Entusiasmo é compartilhar uma energia que nos renova, em vez de nos exaurir. Todos têm limitações. Quando compartilhamos estas limitações com as dos outros, complementamos nossas deficiências e a de outros, possibilitando assim criar uma harmonia viva na arte de viver . Acredito que foi isto que Albert Einstein quis dizer com a frase citada acima. Conhecido por sua inteligência e irreverência, não cansava de dizer: “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso se manter em movimento ” Por fim existem no mundo coisas que estão além da razão matemática da natureza e mostram um lado intangível e infinito . Por isto gosto dos versos de William Blake em que cada frase é completa em si mesmo:
Para veres o mundo num grão de areia / e o céu numa flor silvestre,/ segura a imensidade na palma de tua mão / e a eternidade em uma hora
Lembre-se, “O limitado dá forma ao ilimitado”. Por isto o poder está nos limites
RICARDO garopaba BLAUTH
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2 comentários:
Belo texto, Ricardo, que me levou a postar hoje uma crônica do Rubem Alves, intitulada EDUCAR, editada no meu blog Norrival.
É tudo porque você citou nela uma coisa para a a qual sou bastante sensível: professores e crianças.
Havendo tempo, dá um pulinho no meu blog, cujo endereço da matéria é http://norrivalduarte.blogspot.com/2009/11/educar_8248.html.
Grande abraço.
ALO NORIVAL
Já estive lá e respondi por email
abrs
RICARDO
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