Estou falando numa “criança” genial de nome Alexander Calder.
O velho/guri que assina ai embaixo teve o previlégio de em 1983 ver uma exposição inteiramente dedicada a este genio das artes e que sempre fez questão de continuar brincando com arame para montar suas criações.
Claro que também pintou e criou esculturas de chão, com movimentos que chamou de “stabiles”, diferentes do “móbiles” que ficavam penduradas por um único ponto livre para se movimentarem com quizessem.
Mas o que gostava mesmo era do seu rolo de arame e um pequeno alicate que tinha sempre consigo.
Uma das deliciosas histórias que contam a seu respeito do seu jeito criança é a seguinte.....Certa vez convidado a apresentar seus trabalhos numa expressiva galeria até o dia em que sua vernissage aconteceria e nada dos trabalhos chegarem. No dia marcado, horas antes chegou Carder calmamente e indagado pela desesperada galerista sobre os trabalhos, mostrou seu rolo de arame e alicate e sentando no chão disse ....”ESTÃO AQUI”....e começou a brincar.................
A exposição que vimos em 1983, mencionada acima, mostrava um circo completo, pessoas, artistas, animais, equipamentos, trapézios etc, todo feito com seus famosos arames. Tudo possivel de ser manuseado e se movimentar.
Clique aqui e veja todas imagens que o Google disponibiliza e deixe a sua criança “conversar” com as obras de Alexander Calder.
RICARDO garopaba BLAUTH
Nenhum comentário:
Postar um comentário