Por motivos diversos os compromissos que assumi comigo mesmo para efetivamente colocar em prática “o fazer prazeroso em tudo”, as inúmeras atividades que não cabe aqui relatar me impediram de assim agir, Assim fiquei sem nada postar por mais tempo do que gostaria. Hoje em Gramado-RS, depois de um dia maravilhoso, desde o café da manhã no Hotel Azaléia, até agora em que o relógio marca 10 da noite.
Revendo textos já postados no passado, saliento abaixo um que vale reler na segunda de manhã .........
VOAR
Comecei a “Voar” com a imaginação desde guri. Com os gibis da época. Com Monteiro Lobato e sua turma, com Julio Verne, navegando no “Nautilus” ou com ele dando “ A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”. Sonhadores todos, mestres meus. Muitos outros também me seduziram e me fizeram “voar”.
Quando recebi de presente a coleção completa do Tesouro da Juventude meus sonhos foram às nuvens. Os volumes estão até hoje em lugar de destaque da minha biblioteca, e basta olhar para os eles na estante para ver mentalmente seus conteúdos que foram mágicos para minha formação de sonhador.
Guri do interior, a capital do estado ficava a “enormes” 47 km de onde morávamos. Só fui lá a primeira vez levado por nossa professora de desenho, com quem me correspondo ainda hoje. Ela teve a feliz idéia de selecionar meia dúzia de seus alunos para mostrar pontos específicos de Porto Alegre. Museus, parques, praças.
Dona Laura, acredito que ali naquele dia o guri, então com sete ou oito anos, “decolou” para nunca mais pousar.
“Jurássico” hoje, pois sou modelo 1939, continuo guri.
Nestes anos todos, os biológicos e os mentais, já fizeram muitos vôos verdadeiros. Voar, viajar de avião para outros países e culturas é fantástico.
Se você, como eu já tiver “viajado” para estes lugares com sua imaginação, com as informações do Tesouro da Juventude ou com as ficções de Julio Verne,a emoção será maior ainda.
Voe. Voe muito.
RICARDO garopaba BLAUTH
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O que eu quase gasteia as folhas de tanto ler, estão na casa de minha mãe, muito bem guardados. Aprendi muito com eles.
Abraço.
Postar um comentário