quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
CRIATIVIDADE COMO FRUTO DA NECESSIDADE
CRIATIVIDADE COMO FRUTO DA NECESSIDADE
Dotado de cérebro e inteligência o ser humano é capaz de criar verdadeiras obras de arte em forma e função. O pescador artesanal é quase sempre pobre e vivendo junto à água, dela tira o seu sustento. Sua embarcação seja qual for em algum momento precisará ser ancorada para que sua atividade pesqueira se realize com segurança.
Fruto da sua limitação financeira este pescador realizou uma maravilha. Uma pedra, mais madeiras que aparecem na praia, fitas de plástico e muita criatividade. Sua ancora, com as pontas da madeira, aparadas e pontiagudas, vai ao fundo pelo peso da pedra escolhida cumprindo assim sua função.
O objeto, para ele precioso e imprescindível é recolhido ao fim da pesca por segurança. É um exemplo maravilhoso de engenhosidade e simplicidade e eu teria orgulho em te-lo como escultura em meu atelier.
O rosto sorridente fotografado pela dupla Ita Kirsch e Simone Blauth durante a “Expedição Fotográfica Costa do Brasil” *** mostra a vida e recursos criativos de quem sabe o que quer e o realiza.
RICARDO garopaba BLAUTH
***para saber mais e se deliciar com fotos da costa brasileira, acesse:
www.expedicaocostadobrasil.blogspot.com
Marcadores:
CRIATIVIDADE COMO FRUTO DA NECESSIDADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Amei Ricardo
Tambem teria orgulho de ter no meu ateliê uma "obra de arte" como essa tão... nativa , tão pura !!
Me fez lembrar as pinturas rupestres , que jamais tiveram a intenção de serem consideradas sinais das primeiras "obras de arte"
Um abraço grande
Alo DEUSA
Boa a comparação ...."tão nativa".......
Obrigado
RICARDO garopaba BLAUTH
Postar um comentário