SÃO FRANCISCO
Nasci numa família protestante onde não existem santos. Mas a figura de São Francisco é muito forte no imaginário popular e acredito que mesmos meninos como eu fui sabiam que se tratava dum homem que num determinado momento da sua vida passou a dedicá-la exclusivamente à Deus e que conversava com os pássaros.
Hoje septuagenário acredito que tenha sido ao contrário. Eram os pássaros que conversavam com ele. Foram os pássaros que lhe ensinaram a ouvir os silêncios, as forças e as belezas da natureza. Foram os pássaros que lhe mostraram como colocar em palavras sonoras, sabedorias fáceis de entender.
Certamente foi SÁBIO o homem que nos ensinou a orar assim :
“Senhor, daí-me CORAGEM para fazer o que é necessário, FORÇAS para aceitar o que não pode ser mudado e SABEDORIA para saber a diferença”
Acredito que o homem Francisco possuía a sabedoria dos que estão em paz consigo mesmo e em sua humildade não pregava sermões inúteis. Falava isto sim da Sabedoria da Natureza, aprendida com os pássaros e fazia isto com a voz que eles lhe ensinaram.
Eles lhe ensinaram que os pássaros também sofrem, pois não existe vida sem sofrimento em algum momento. Mas os animais, diferentes dos homens não sofrem por antecipação.
Saber sofrer é uma lição difícil de aprender. Se não sofrermos quando algo terrível nos golpeia algo está errado conosco, ensina Rubem Alves. Mas sofrer antes da hora é doença, pois se formos prisioneiros de ansiedades sofreremos por algo que só existe na nossa imaginação e nos pré-ocuparemos com algo que pode vir a não acontecer.
Por isso acredito que São Francisco, aquele que nos ensinou uma oração fabulosa, que não me canso de repetir a aprendeu com os pássaros, criaturas de Deus como nós.
RICARDO garopaba BLAUTH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Mais uma vez, é incrível, a coincidência!!!! Será? Tenho um cachorro que está doente...de velhice. Tem 16 anos e foi sempre o guarda do nosso quintal. Estou á espera do veterinário a ver o que se pode fazer. Entretanto rezava ou oedia a S. Francisco (protector dos animais e a quem tenho muita devoção) que o não deixasse sofrer mais e levasse o "irmão cão" (estou chorando) e, enquanto espero pelo médico, vim ao seu blog e vejo a imagem de S. Francisco. Acredito que ele me vai ouvir. Um abraço Graça
alo GRAÇA
realmente estamos em SINTONIA.
também tenho um cão o TOBI também já velhinho mas ainda muito saudável.
espero que tudo coora bem por ai.
outro abraço para voce
RICARDO garopaba BLAUTH
"Senhor, faça-me um instrumento de Sua paz.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."
Meu amigo, estga é sem dúvida a oração que mais aprecio. E São Francisco é, sem dúvida meu ídolo.
O livro que conta sua vida, é um dos que mais gostei de ler e posso dizer que é um livro de cabeceira meu. Assim sendo, nem preciso dizer o quanto amei este seu post, não é mesmo? Abração!
alo AMIGA SUELI
quanto mais descubro sobre SINTONIAS mais tranquilo e amando A VIDA me sinto
obrigado
bj ricardo
Postar um comentário