...........A MAIORIA DAS PESSOAS APENAS EXISTE.
Esta é uma grande verdade que foi dita por Oscar Wilde e continua nos dias de hoje mais atual do que nunca. É algo para se pensar e agir a respeito. Nós pais, avós, jovens, alunos, empresários de todas as áreas, empregados e empregadores, mas principalmente professores, estamos vivendo ou apenas existindo?
Já tinha um texto pronto para esta edição quando falando com o novo editor do jornal, comentamos os graves problemas que jovens aqui de Garopaba estão enfrentando hoje, com futuros aparentemente incertos e se “refugiando” em soluções que vão levar, na melhor das hipóteses, a lugar algum.
Quem lê os meus textos sabem que sou um otimista incorrigível. Prefiro apontar a luz para alternativas à falar o que exaustivamente já foi dito e repetido. Prefiro propor assuntos a serem pensados como soluções viáveis.
Cada um de nós tem alguém a quem admira alguém a quem encara como uma pessoa bem sucedida no que faz que a nosso juízo “venceu na vida” e que admiramos. Todos nós temos, vamos dizer assim nossos “heróis”. Pessoas que acreditamos estão em situação em que gostaríamos de estar quando tal idade alcançar-mos.
Dentro da nossa própria cidade temos pessoas que certamente são modelos de “sucesso” aos olhos de jovens e de seus pais. Cada um pode pensar a respeito e ver que admira nesta ou naquela pessoa por algum motivo. Não vou citar exemplos para não conduzir pensamentos.
Em cima desta idéia, proponho á comunidade, à pais e alunos, aos nossos professores, aos nossos dirigentes e principalmente às cabeças pensantes de Garopaba o seguinte :
Ouvir aqueles que querem viver e não apenas existir.
Convidar pessoas que acreditamos ter algo a dizer para nós.
Fazer perguntas inteligentes as pessoas convidadas.
Procurar saber, entender, como chegaram ao ponto em que admiramos que estão.
Não importa quantos irão a estas encontros, ouvintes e convidados.
Não importa quem vai ser convidado primeiro.
Importa isto sim que cada um que tem dúvidas a respeito do seu futuro participe.
Existem soluções.
Cada um pode e deve VIVER DIGNAMENTE e não apenas existir.
Encerrando a proposta e para mostrar que realmente acredito na idéia, aceito apresentá-la publicamente, quando e onde quiserem. Amo Garopaba há mais de quarenta anos. Moro aqui definitivamente e quero ver nossos jovens terem tanto orgulho desta cidade como eu tenho.
RICARDO garopaba BLAUTH
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
É verdade o que o texto diz. E esse sistema capitalista é culpado em grande parte, já que se vive pro tralahdo e do trabalho. O lazer, a reflexão sobre o ser humano, as atitudes saudáveis, estão sendo deixadas de lado, sem o devido valor. É fundamental uam reciclagem para que os jovens passem a olhar de uma forma mais dinâmica e aberta pra sociedade, pro que deve ser seguido para que se possa viver, além de existir.
Alo Thiago
Acredito em dialogo, conversar, ouvir, trocar idéias, respeitar e ser respeitado
Principalmente saber fazer perguntas e fundamentalmente nos conhecer o mais que pudermos,
De posse de tudo isso acredito que ficará mais fácil VIVER.
ABRS.
RICARDO garopaba BLAUTH
Sabe, cheguei á conclusão que quem apenas existe, mas não vive, são as pessoas que concentram sua vida no passado ou no futuro, esquecendo-se que a única realidade, o que realmente existe é somente o presente. Percebo, então, que a maioria das pessoas não vivem, apenas existem. Não é fácil viver somente o presente. É preciso treino e acreditar no resultado positivo.
Abração, meu amigo!
Alo Sueli
Conhecer a si mesmo
Acreditar em energias
Que o momento consigo trás
Viver é acreditar
que podemos
nos conhecer
cada vez mais
bjs
RICARDO garopaba BLAUTH
Bravo meu amigo!
Quem conhece o Ricardo sabe que não é só blá blá blá!
Boa noite meu amigo!
lili
Alo Lizete
Esta história do bla bla blauth....rsrsrsrs
Era só pros mais “chegados......
Não espalha.....rrrsrrsrsrssrs
AQUI O ASSUNTO É SÉRIO !!!!
RICARDO garopaba BLAUTH
Postar um comentário